Acesso indígena à internet concilia culturas
A produção virtual indígena depende do consenso nas comunidades e da disponibilização de máquinas e técnicos
São Paulo - Uma avaliação do discurso presente em blogs e sites indígenas aponta que a comunicação produzida por índios na internet
é dirigida muito mais para a conciliação entre saberes do que no
destaque das diferenças culturais. A avaliação foi feita na dissertação
de mestrado Perspectivas indígenas sobre e na internet: ensaio
regressivo sobre a construção e o uso da comunicação em grupos
ameríndios do Brasil do antropólogo Nicodème de Renesse, realizada na
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sob
orientação da professora Dominique Tilkin Gallois.
Dos 77 endereços eletrônicos contabilizados por Nicodème, a produção de quatro grupos foi destacada: Ikpeng, Kuikuro, Yanomami e Suruí. A intenção era entender que motivação levava grupos ou sujeitos indígenas a publicar na web, diante do significativo investimento, principalmente por parte dos Ministérios das Comunicações, da Cultura e do Planejamento, em políticas públicas de inclusão digital para aldeamentos indígenas.
Nicodème não achou pertinente investigar o uso das redes sociais para o ensaio, ainda que reconheça o sucesso dessas mídias na inserção digital das pessoas. Segundo ele “a ideia não era avaliar a comunicação em círculos privados e/ou em registros domésticos” porque o que seria observado era a forma como essas comunidades se representavam em discursos públicos e no registro político nas plataformas digitais.
Informações:Exame.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs índios eram um povo isolado que não tinham nem uma comunicação em suas aldeias, toda essa dificuldade interferia na luta pelo direito de contar sua verdadeira historia. É necessário que os índios possam ter o contato com a mídia em geral pois no mundo atual é a forma que temos de nos informar e nos atualizar sobre as coisas que acontecem no planeta. Cada dia mas os índios tem contatos com redes sociais e internet, lá fazem declarações indígenas, expressam sua cultura de forma verídica e sucinta, fazem protestos e campanhas. Não usam a internet só para divulgação da sua história, mais ela serve para pesquisar, reivindicar direitos e fazer denuncias a alguns órgãos públicos.
ResponderExcluirASS: Thamires Vitória de Oliveira Menezes ( 1°ano E.M. )